- Área: 3470 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:David Foessel
-
Fabricantes: GFRC, MC FRANCE, Sefwood
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta porção da Rua Dessous des Berges é um tanto incomum graças às suas construções de edifícios de escritórios vizinhos serem todas afastadas 5 metros além do alinhamento comum das ruas da capital francesa.
Para integrar este novo edifício com seu contexto, sem penalizar sua viabilidade, o projeto brinca com as restrições tanto programáticas e urbanas para produzir uma proposta criativa. Suspenso sobre o jardim frontal, a fachada frontal do edifício é esculpida para criar volumes que se conectam com os diferentes planos da fachada da rua.
Isso permite que o projeto se integre em seu entorno enquanto que contrasta sutilmente com suas massas estáticas vizinhas.
As diferentes distorções da fachada frontal do edifício cria as generosas varandas dos apartamentos, que estão dispostas de maneira alternada. Estas varandas estão orientadas sudoeste e possuem vistas para a rua, oferecendo vistas emolduradas enquanto proporcionam proteção solar durante os meses de verão.
Por trás dos painéis vazados, a fachada interna é revestida com painéis de alumínio perfurados e brancos.
Um jardim habitado
A profundidade do terreno e da parede de pedra é visível aos pedestres da calçada devido à grande passagem de entrada, localizada sob o edifício principal e que integra todos os espaços comuns.
Além deste limite, o pátio é um pequeno paraíso de calmaria entre o verde da vegetação. Encostado no limite, cada uma das unidades de pátio se beneficiam de uma orientação voltada ao sul e vistas sem obstruções para os terraços vegetados por trás dos edifícios adjacentes.
O jardim habitado enfatiza a escala e acesso individuais. Volumes fragmentados, como edificações que remetem à casas, pátios e escadarias externas emergem da vegetação e da paisagem. Revestida em madeira, a fachada voltada para o pátio cria um contraste consciente com aquela voltada para a rua.
As ripas de madeiras horizontais deslizam para o pórtico de entrada conectando os jardins frontais e posterior enquanto enfatizam a profundidade do lote.
Feita de madeira retificada em uma tela preta, a fachada que ganhará tons acinzentados com o tempo irá enaltecer as propriedades douradas das esquadrias e janelas metálicas douradas.
As áreas ajardinadas incluem uma grande variedade de árvores, arbustos e plantas: Prunus Serrula, Ace Davidii, Cornus Siberica e Phornium Terraxto preservam a privacidade das unidades, enquanto a Stipa Grandifolia é utilizada como forração perene. O pátio também inclui um terraço compartilhado para horta, acessível por todos os habitantes através de uma escadaria metálica.
Habitações
Organizadas em torno do pátio ajardinado, a divisão em dois edifícios de escalas variadas permite uma grande variedade de apartamentos: estúdios, apartamentos de um, dois ou três quartos e duplex.
A orientação leste-oeste do terreno permite que cada sala de estar beneficie de uma exposição voltada para o sul. Os quartos estão localizados no lado tranquilo do pátio, com vistas sem obstruções sobre os jardins posterior e além. As circulações internas são reduzidas ao mínimo para aumentar o tamanho das salas de estar.
Todos os apartamentos possuem áreas externas privadas adaptadas para cada situação específica que preservam sua intimidade: varandas de estar voltada para a rua, varandas térreas em um jardim por trás da vegetação, pátios...
A qualidade dos apartamentos se estende para além dos espaços internos. Grande atenção foi dada para as áreas externas, concebidas como uma praça aberta que dá acesso à todas as instalações, em um ambiente agradável para interação social.
Sustentabilidade
O projeto é baseado em princípios simples e efetivos para atingir grandes performances ambientais e para cumprir com os objetivos da cidade de Paris.